Spotlight 109: Ranking de bandas da Forbes, Rio2C e Offspring chegando ao Brasil
Lançamentos da semana, notícias da música e entretenimento
Olá!
Listas sempre dão muito o que falar e parece que a revista Forbes, amplamente conhecida como referência na economia, resolveu ir atrás do público roqueiro.
Isso porque a publicação compartilhou uma lista com aquelas que considera as 30 melhores bandas da história do Rock e, claro, criou polêmica. Você pode ver a seleção clicando aqui.
Verdadeiro ícone da história do Punk Rock, o grupo californiano The Offspring está chegando ao Brasil nas próximas semanas e vem muitíssimo bem acompanhado.
Em diferentes cidades e com diferentes line-ups, os shows da banda serão acompanhados de Sublime, Rise Against, Amyl and the Sniffers, The Damned e The Warning, essa última com o posto de uma das bandas jovens mais celebradas da atualidade.
Você pode ver todos os detalhes da turnê nessa landing page especialíssima que o TMDQA! criou.
Outro showzão que vem ao país em 2025 é o do System Of A Down, e essa semana São Paulo ganhou uma terceira data em grande estilo: no Autódromo de Interlagos com direito a AFI e Ego Kill Talent. Veja todas as informações de ingressos aqui.
Para finalizar a semana, relembramos alguns momentos como o blink-182 virando um quarteto com Matt Skiba e Tom DeLonge. Afonso Nigro, ex-Dominó e hoje produtor musical, cutucou as rádios brasileiras e o domínio de certos gêneros musicais, enquanto Steven Wilson, ícone da música progressiva, anunciou show no Brasil.
Shakira tocou no Rio de Janeiro e nós estivemos lá para mostrar tudo, com direito a fotos exclusivas, e Fernanda Torres foi comparada a PJ Harvey em uma capa de disco após brilhar em uma entrevista em Nova York. E por falar na cidade mais famosa do planeta, Paul McCartney resolveu tocar em uma casa de shows para 575 pessoas sortudas. Depois do show que pegou todo mundo de surpresa, ele ainda fez mais dois.
Noel Gallagher, por outro lado, disse que “não entendeu nada” do show de Kendrick Lamar no Super Bowl e desligou a TV.
Por fim, dissecamos mais um pouco o line-up do Lollapalooza Brasil, trazendo artistas excelentes e suas biografias, como Fontaines D.C., girl in red e Teddy Swims.
Tony Aiex
Editor-chefe do TMDQA! e editor da Newsletter
Recebeu a newsletter de um amigo ou viu no Substack? Assine grátis para não perder nenhum post!
Confira alguns dos principais lançamentos dos últimos dias!
Você pode ouvir músicas desses discos na playlist TMDQA! Lançamentos, clicando aqui.
Hungrs - Simbiose
O duo brasileiro formado por pai e filho lança seu primeiro disco de estúdio e apresenta petardos interessantíssimos do Metal. As influências vão de clássicos como Metallica até nomes mais novos, como Gojira.
Bartees Strange - Horror
Tocando Indie e Rock Alternativo com uma identidade pra lá de própria, Bartees Strange chega ao terceiro disco como uma das mais interessantes promessas do gênero. O disco tem sido amplamente celebrado por críticos lá fora.
Lacuna Coil - Sleepless Empire
Décimo disco do grupo italiano de Metal, o novo álbum do Lacuna Coil mostra um retorno a fases mais sombrias e experimentais da sua carreira. A abordagem mais pesada e a dualidade entre os vocalistas Andrea Ferro e Cristina Scabbia têm sido elogiadas. A cereja no bolo é a participação de Randy Blythe (Lamb Of God) em “Hosting the Shadow”.
The Lumineers - Automatic
Expoente do estilo que ficou conhecido como Indie Folk nos Anos 2010, a banda The Lumineers chega ao seu quinto disco em Automatic. Aqui, a ideia é mostrar os absurdos dos tempos em que vivemos, como a dificuldade em separar o que é real e o que é falso.
The Wombats - Oh! The Ocean
Diretamente de Liverpool, a banda de Indie Rock chega ao seu sexto disco com a energia que a consagrou e novos hinos para nenhum fã ficar parado.
Alessia Cara - Love & Hyperbole
10 anos após a sua estreia, a cantora Alessia Cara está de volta com o quarto disco da carreira e novas amostras de todo seu talento voltado a gêneros como Pop e R&B.
Rapper de destaque na cena brasileira, VANDAL abriu seu coração e falou bastante com o TMDQA! a respeito de seu novo trabalho, VANGUARDAH, em entrevista exclusiva:
Alguém vai ter que pagar o pato, alguém vai ter que dar a cara tapa, alguém vai ter que suar mais. Dentro desse jogo específico de música, eu acredito que esse era o único lugar que eu poderia me encaixar porque eu já era assim, eu não conseguiria me reinventar para me colocar num perfil para ser aceito pelos que estão aí, não tinha como. Eu não sou o cara que aceitaria ser um meme ou me diminuir para poder estar dentro do roteiro dos outros.
É um bagulho que é muito peculiar porque vem da minha história de vida, da minha relação com os mais antigos, da minha relação com o crime, que é diferente do que os outros vivem narrando por aí. O Vandal nunca poderia ser outra coisa pela minha linha de tempo de vida, do crime, do grafite, da pixação, das relações sobre como Salvador se comporta. Eu não conseguiria ser o cara que está ali renegando todas as suas coisas para conseguir estar adequado dentro de um roteiro.
Bandas e Artistas solo: conheçam 3 grandes formas para divulgar seus trabalhos
O TMDQA! está no ar há 16 anos e, desde o início, um dos nossos principais propósitos foi conectar novos artistas com públicos em potencial.
A gente sabe como isso é difícil e como cada centímetro conquistado nessa corrida tem o seu valor, e hoje trouxemos três plataformas muito interessantes para que você mostre sua obra ao mundo.
A primeira delas é o Rio2C. O evento acontece no Rio de Janeiro ao final de maio e é uma verdadeira oportunidade de ouro para você mostrar seu trabalho a nomes importantes da indústria da música brasileira.
Há vários formatos distintos, entre se inscrever para a possibilidade de tocar para um público seleto de representantes de gravadoras, plataformas e imprensa, até conversar diretamente em reuniões rápidas com essas pessoas.
Você pode correr e fazer sua inscrição clicando aqui.
A segunda dica de hoje é a Groover. A plataforma nasceu na Europa mas o Brasil rapidamente se tornou um de seus maiores mercados, e ela constrói pontes entre artistas e curadores.
Por lá, você paga uma quantia e escolhe para quais pessoas quer enviar seu som. Além de receber feedbacks importantes de volta, eles podem ir parar em playlists e curadores de festivais podem te convidar para seus line-ups, por exemplo.
Você pode explorar a plataforma clicando aqui.
Por fim, existe uma outra ferramenta similar no Brasil chamada Divulguei. Com algumas funcionalidades diferentes do Groover, você pode escolher playlists específicas, por exemplo, e se conectar com pessoas que podem alavancar a sua carreira.
O site oficial deles é esse aqui.
Em dúvida do que ouvir? Venha curtir nossas playlists temáticas, sempre recheadas de novidades.
Lançamentos | Alternativo | Radar | Acústico | Classics | Brasil
cheguei agora e amei! parabéns pelo trabalho, vou acompanhar! 💙