Spotlight 111: Carnaval com Rock And Roll e o Oscar das nossas vidas
Lançamentos da semana, notícias da música e entretenimento
Olá!
Desde que eu me entendo por gente, há dois momentos no calendário brasileiro que mobilizam multidões: o Carnaval, que leva milhões às ruas, e a cerimônia do Oscar, que atrai cinéfilos e até aqueles que nem são ávidos consumidores de filmes mas assistem à transmissão da premiação e até participam de um bolão ou outro pra descontrair.
Em 2025, não apenas teremos os dois eventos ao mesmo tempo como a grande possibilidade de Fernanda Torres fazer história, bem como o filme brasileiro Ainda Estou Aqui.
Tudo isso vai rolar já no próximo domingo e não dá pra não pensar em frases como “que momento para se estar vivo”, não é mesmo?
Nunca antes na história a gente teve a oportunidade de ir para a folia no domingo com um olho nas marchinhas e outro na transmissão, e se Fernanda pediu para não criar clima de Copa do Mundo, eu ouso dizer: a torcida vai ser muito maior do que pela Seleção Brasileira de futebol nos últimos anos.
E, ah! Se você é fã de Rock And Roll e quer curtir um Carnaval voltado às guitarras, a gente separou 5 blocos especiais para isso aqui nesse link. Também montamos uma lista para os fãs de Rap, Trap e Funk aqui.
Tony Aiex
Editor-chefe do TMDQA! e editor da Newsletter
Recebeu a newsletter de um amigo ou viu no Substack? Assine grátis para não perder nenhum post!
Confira alguns dos principais lançamentos dos últimos dias!
Você pode ouvir músicas desses discos na playlist TMDQA! Lançamentos, clicando aqui.
Architects - The Sky, The Earth & All Between
A banda britânica de Metalcore chega hoje ao seu décimo primeiro disco de estúdio e já tem gente dizendo que esse será um dos destaques do ano lá em dezembro.
Avantasia - Here Be Dragons
Com uma cara totalmente diferente do Architects para o Metal, o projeto alemão disponibilizou seu décimo álbum, “Here Be Dragons”. Singles como “Creepshow” mostram que a banda conhecida pelo Metal Sinfônico e o Power Metal andou bebendo bastante nas fontes do Hard Rock oitentista recentemente.
Doves - Constellations for the Lonely
Segundo a própria banda indie britânica, o seu sexto disco de estúdio é mais pesado do que os outros porque reflete “os tempos horríveis em que vivemos, ainda que a gente traga alguma esperança.”
Everything is Recorded - Richard Russell Is Temporary
Richard Russell, produtor britânico e dono da aclamada gravadora XL, lança hoje mais um disco do projeto colaborativo Everything Is Recorded. No álbum, cujo título brinca com seu nome e o da sua “banda”, conta com nomes como Noah Cyrus, Florence + The Machine, Sampha e Kamasi Washington.
Panda Bear - Sinister Grift
Há algum tempo o músico Noah Benjamin Lennox, conhecido como Panda Bear, já consolidou uma carreira solo que vai além do trabalho que ele fez com o Animal Collective. Sinister Grift é o seu sétimo disco solo e primeiro desde 2019. Nesse meio tempo, em 2022, lançou um álbum colaborativo chamado Reset com o produtor Sonic Boom.
Caio Jacob não é artista mas nos conecta com centenas deles através da produtora 30e, onde é sócio-fundador.
Em uma entrevista exclusiva ao TMDQA!, ele falou sobre como acha que a empresa lida com o mercado da música de forma diferente e, por isso, se tornou uma das maiores produtoras do planeta:
Nosso maior diferencial é a capacidade de unir inovação, curadoria de alto nível e excelência na execução. Estamos sempre atentos às tendências globais, mas com um olhar muito focado no que faz sentido para o público brasileiro, que é o melhor do mundo, com todo respeito ao mercado como um todo. Além disso, nosso time é um grande diferencial. Trabalhamos com um time que respira música e entende a importância de cada detalhe.
É muito amor envolvido em tudo que fazem. Trabalhamos com um time que respira música e entende a importância de cada detalhe, é muito amor envolvido em tudo que fazem — da escolha do line-up à experiência imersiva no evento. Outro ponto essencial é a nossa proximidade com os fãs, da barricada pra fora, nosso compromisso com eles eu diria que é um grande motivo pelo qual a 30e existe, entender e cuidar do público faz toda diferença no dia a dia.
Redes Sociais, Internet e o adeus à máxima de que o ano “só começa depois do Carnaval”
Durante longos anos, as pessoas falavam sobre como o Brasil comemorava o Natal, o Ano Novo e esperava até fevereiro para curtir o Carnaval e, só então, começar o ano de fato. Com as redes sociais, isso parece estar bem perto do impossível.
Nos tempos atuais, é difícil não abrir aplicativos como o Instagram, rolar feeds como os do TikTok ou querer estar por dentro dos últimos acontecimentos no Twitter, e esse senso de urgência um tanto quanto maluco nos deixou ligados e pilhados 24 horas por dia, 7 dias por semana, sendo ou não sendo Carnaval.
Até mesmo a folia parece ter virado “obrigação” para muita gente que vê conteúdos de outras pessoas nos bloquinhos e acaba sentindo que não está aproveitando a vida direito ou que deveria estar fazendo outra coisa.
Fato é que hoje, amanhã e sempre, não podemos deixar que as redes sociais, as notificações e os feeds infinitos tomem conta das nossas vidas, então dá para aproveitar os próximos dias tentando se desligar ao máximo das pressões sociais que a gente mesmo cria por conta dos smartphones.
Se você for para o bloquinho, curta! Se for ficar em casa, desconecte! A gente até fez uma lista aqui com 5 séries incríveis para maratonar nesse feriadão.
Você também pode relembrar e celebrar com 7 vezes em que bandas brasileiras do Rock se juntaram à folia. Só não vá ficar preso aos algoritmos!
Em dúvida do que ouvir? Venha curtir nossas playlists temáticas, sempre recheadas de novidades.
Lançamentos | Alternativo | Radar | Acústico | Classics | Brasil