Spotlight 116: Destaques de um Coachella polêmico e Trends Brasil Conference
Lançamentos da semana, notícias da música e entretenimento
Olá!
Nos dois últimos finais de semana, a Califórnia foi sede para mais uma edição do Coachella, festival que segue sendo o mais hypado do planeta.
Após alguns anos de pouco brilho e edições em que os ingressos passaram longe de esgotar como no passado, parece que o Coachella 2025 pelo menos serviu para recolocar o nome do evento no mapa e, claro, isso se deu por conta de suas principais atrações.
Nas duas sextas-feiras que abriram a programação, Lady Gaga fez bonito e eternizou o #Gagachella, já se colocando no ranking dos melhores shows do festival em todos os tempos.
Já no sábado, o Green Day deu o que falar e não foi de uma maneira só. Eles criticaram Donald Trump, defenderam as crianças da Palestina, provocaram ciúmes em Charli xcx e mostraram que têm um dos shows mais divertidos do planeta. Até a atriz pornô Mia Khalifa entrou na discussão do que é “ser punk” após o show, e fãs da banda reuniram passagens progressistas do trio desde os Anos 90 após conservadores dizerem que “preferem o Green Day antigo”.
No segundo final de semana, entraram na brincadeira “contra” os fãs da estrela Pop, que se rendeu ao trio de Punk Rock dizendo que está “obcecada”, e mudaram o alvo político para o vice-presidente dos EUA, J.D. Vance.
Quem também fez bonito foi a Orquestra Filarmônica de Los Angeles, sob o comando do venezuelano Gustavo Dudamel. Em seus dois shows, a orquestra contou com uma série de convidados incríveis, como Laufey, Ca7riel & Paco Amoroso, LL Cool J e Dave Grohl, que apareceu publicamente no palco pela primeira vez desde que assumiu uma filha fora do casamento.
Ao final de contas, mesmo tendo virado um festival amplamente comercial, parece que a vibe do Coachella voltou, pelo menos parcialmente, esse ano.
Na rapidinhas de hoje: Amy Lee revelou a inspiração de sua única tatuagem e te mostramos 5 artistas que odeiam o Radiohead. O veterano Ben Harper fez um show incrível no Rio de Janeiro e a banda alemã Scorpions impressionou com um escorpião gigante no palco do festival Monsters Of Rock.
Na editoria das coisas que parecem invenções, o The Who anunciou a permanência do baterista Zak Starkey pouco após sua demissão, com direito a Pete Townshend assumindo a culpa por uma performance ruim. E Mark Hoppus, do blink-182, disse que ajudou o Exército dos EUA a capturar Saddam Hussein usando um recurso tecnológico que ninguém tinha pensado.
TRENDS BRASIL CONFERENCE CAMPINAS
Uma das mais importantes conferências de música do Brasil, a Trends irá acontecer em Campinas essa semana!
Após diversas edições bem-sucedidas no Rio de Janeiro, agora a Trends também passa a acontecer no interior de São Paulo, proporcionando duas oportunidades ao ano para que agentes da música se conectem e construam novas pontes.
Artistas, selos, gravadoras, distribuidoras, veículos, influenciadores e mais estarão presentes por lá, com nomes de marcas como Deezer, ONErpm, K2L, Kondzilla, TMDQA! e muito mais.
Você pode ver detalhes e garantir sua entrada com cupom de desconto exclusivo clicando aqui.
Tony Aiex
Editor-chefe do TMDQA! e editor da Newsletter
Recebeu a newsletter de um amigo ou viu no Substack? Assine grátis para não perder nenhum post!
Confira alguns dos principais lançamentos dos últimos dias!
Você pode ouvir músicas desses discos na playlist TMDQA! Lançamentos, clicando aqui.
Beirut - A Study Of Losses
Sétimo disco de estúdio da banda norte-americana, A Study Of Losses segue mostrando o Beirut como um projeto que nasceu no Indie com Zach Condon mas expandiu sua sonoridade ao adicionar elementos do Folk, World Music e mais.
Julien Baker & Torres - Send a Prayer My Way
Julien Baker e Torres são duas figuras conhecidas do Indie, e aqui se juntam para fazer música Country com uma boa pitada de sons alternativos.
Mayday Parade - Sweet
A banda de Pop Punk lança um EP com toda cara de disco, com direito a 8 faixas e colaboração com a banda Knuckle Puck em “Who’s Laughing Now”.
Superheaven - Superheaven
Dez anos depois de tomar o mundo do rock alternativo de assalto com “Ours Is Chrome”, o Superheaven finalmente está de volta com doses cavalares de Grunge, Shoegaze e Rock Alternativo.
Após a turnê de reunião do NX Zero, o vocalista Di Ferrero está de volta à carreira solo e com lançamento na praça.
Em entrevista exclusiva ao TMDQA!, ele falou sobre o lançamento de “7”, seu novo EP:
Vivo um final de ciclo onde consegui me recompor e renascer e, ao mesmo tempo, um começo de ciclo onde posso explorar mais claramente minhas sensações e onde quero que elas me levem como artista.
O maior desafio foi ser o mais sincero comigo mesmo. Tentei não me preocupar com as “forças externas”, como fórmulas ou formatos pra lançar uma música para “dar certo”. Não deixar que isso interferisse no som que estava fazendo e no projeto foi importante para que eu chegasse no resultado que pudesse realmente curtir o que estava fazendo e apreciar minha música! Tive pessoas muito incríveis que me ajudaram nesse processo, como o Felipe Vassão que produziu o EP, junto do Bruno Genz que compôs algumas comigo.
Em dúvida do que ouvir? Venha curtir nossas playlists temáticas, sempre recheadas de novidades.
Lançamentos | Alternativo | Radar | Acústico | Classics | Brasil