Spotlight por TMDQA!

Share this post

Spotlight #12: Panic! At The Disco, Rockgol e Oscar

tmdqa.substack.com

Spotlight #12: Panic! At The Disco, Rockgol e Oscar

Turnês no Brasil, nostalgia nos festivais e charts

Jan 27
2
Share this post

Spotlight #12: Panic! At The Disco, Rockgol e Oscar

tmdqa.substack.com

Olá!

Você piscou e janeiro acabou. Ao longo da última semana, novidade não faltou. Pra começar, boas notícias para fãs a fim de quebrar o cofrinho: CHVRCHES, Nx Zero, RBD e Wu Tang Clan estão entre as apresentações anunciadas nos últimos dias.

Falando em shows, o Pantera vem sentido o baque de gigs canceladas por conta dos episódios racistas de Phil Anselmo. No lugar da banda em festivais alemães, entra Foo Fighters, que esquenta os motores para este ano.

O brasileiro se divertiu com o relato do MC Créu de um suposto encontro com Michael Jackson. Em um podcast, ele narra o momento em que o Rei do Pop o teria reconhecido. Falando em sucessos antigos, o Bon Jovi entrou para o exclusivíssimo “billions club” com “Livin’ on a Prayer”. E, ainda surfando a onda nostálgica, o Le Tigre está marcando shows. Lembra do Rockgol? Vai voltar pra uma edição especial no TikTok.

No meio de todo esse turbilhão, saíram as indicações ao Oscar. E o Panic! At The Disco deixou de existir. Pra sextar por dentro de mais novidades da música, confira abaixo paradas do Spotify e lançamentos.

Nathália Pandeló
Editora da newsletter

Recebeu a newsletter de um amigo ou viu no Substack? Assine para não perder nenhum post!

Artistas em busca de novos caminhos, projetos ousados e homenagens póstumas. Confira algumas novidades:

Sam Smith – “Gloria”

Na esteira do megahit “Unholy”, Smith inglês amadurece seu pop e R&B com canções confessionais e feats. Além de Kim Petras, o álbum conta com Koffee e Ed Sheeran.

Lil Yachty - “Let's Start Here”

Depois do sucesso do single “Poland” e de um trailer curioso para o disco, o rapper apresenta o álbum com uma capa perturbadora gerada por inteligência artificial.

Kimbra - “A reckoning”

Com seu novo disco - o primeiro em quatro anos - a artista neozelandesa tenta abarcar grandes dilemas humanos como raça, feminismo e meio ambiente, amadurecendo seu pop experimental.

The Arcs - Electrophonic Chronic

Projeto que une Dan Auerbach (The Blac Keys) a ex-membros dos Dap Kings, que acompanharam a lendária Sharon Jones, The Arcs homenageia seu falecido baterista, Richard Swift, em repertório soul com muito groove.

The Smashing Pumpkins - ATUM: A Rock Opera in Three Acts (Act 2)

Billy Corgan e companhia continuam o ousado projeto de sua ópera rock. ATUM é considerado pela banda uma continuação dos álbuns “Mellon Collie and the Infinite Sadness” (1995) e “Machina/Machine of God” (2000). Esse chega às plataformas dia 31/01.

Como era de se esperar, Miley Cyrus e Shakira estão bombando com seus novos hits. Confira abaixo o top 5 de metal, indie, pop e hip hop no Spotify:

Metal

1 – Bad Omens - “Just Pretend”

2 – Sleep Token – “The Summoning”

3 – Catch Your Breath – “Dial Tone”

4 - Metallica - “Lux Æterna”

5 - Rammstein – “Dicke Titten”

Indie

1 – Ethel Cain – “American Teenager”

2 - The Neighbourhood - “Fallen Star”

3 - Valley – “Oh shit...are we in love?”

4 – José González – “Line of Fire”

5 - Remi Wolf – “Sexy Villain”

Pop

1 – Miley Cyrus – “Flowers”

2 – Shakira – “Brzp Music Sessions, Vol. 53”

3 – SZA – “Kill Bill”

4- Metro Boomin – “Creepin’” (with The Weeknd & 21 Savage)

5 - Sam Smith, Kim Petras – “Unholy”

Hip hop

1 – SZA – “Kill Bill”

2 - Metro Boomin – “Creepin’” (with The Weeknd & 21 Savage)

3 - RAYE – “Escapism.” (feat. 070 Shake)

4 – Central Cee – “Let Go”

5 - Drake, 21 Savage - “Rich Flex”

A nostalgia sempre se mostrou um investimento lucrativo no mercado da música. Nos últimos anos, os festivais notaram que é possível capitalizar cada vez mais de forma significativa nesse segmento, o que vem gerando line-ups históricos e alguns preços salgados.

Faz parte do jogo. Onde há procura, há oferta. E tem para todos os gostos - festivais de rock, de pop punk, de indie. Nos últimos dias, a Goldenvoice, produtora do Coachella, chamou atenção com seus filhos mais novos: Cruel World e Just Like Heaven são voltados para as décadas de 1980 e 2000, respectivamente. Enquanto um terá Iggy Pop, Billy Idol, Echo & the Bunnymen, o outro conta com Yeah Yeah Yeahs – em ótima fase recente – e MGMT, apresentando seu renomado álbum “Oracular Spectacular”, entre outros nomes do gênero.

No nosso podcast esta semana, falamos justamente sobre a futura nostalgia do Panic! At The Disco. Brandon Urie anunciou o fim do projeto para focar na vida de pai, sua próxima fase. Nada impede que em alguns anos ele volte aos palcos para reviver esse repertório a convite de um grande festival, e a comoção em torno dessa oportunidade única é previsível e até justificada.

A memória afetiva com a música é real e forte. Mesmo quem continua ouvindo lançamentos toda semana guarda um lugar especial no seu coração para o que o formou como ouvinte. Daí a turnê do Mötley Crue com o Def Leppard estar sendo tão lucrativa; daí o surgimento do NKOTBSB - a junção do New Kids on the Block com o Backstreet Boys; daí as turnês de despedida do Kiss que não acabam nunca; daí os primeiros shows do The Postal Service em uma eternidade.

Enquanto houver público para a nostalgia, ela seguirá sendo hit. E não há absolutamente nada de errado com isso – desde que os eventos sejam bem realizados, que os cruzeiros entreguem o que prometem, que os fãs recebam o que pagam (e muito bem) por isso.

Venha curtir nossas playlists temáticas, sempre recheadas de novidades:

  • TMDQA! Charts

  • TMDQA! Alternativo

  • TMDQA! Radar

  • TMDQA! Acústico

  • TMDQA! Beats

Share this post

Spotlight #12: Panic! At The Disco, Rockgol e Oscar

tmdqa.substack.com
Previous
Next
Comments
TopNew

No posts

Ready for more?

© 2023 Spotlight por TMDQA!
Privacy ∙ Terms ∙ Collection notice
Start WritingGet the app
Substack is the home for great writing