Spotlight 126: Metallica salva Tomorrowland e estreia do Elo do Samba
Lançamentos da semana, notícias da música e entretenimento
Olá!
Às vésperas de abrir os portões, o renomado festival Tomorrowland, ícone da música eletrônica, tornou-se notícia por um motivo terrível.
Um vídeo rodou a Internet mostrando o palco principal do evento sendo completamente destruído por chamas que tomaram conta da estrutura.
A única notícia boa disso tudo é que a organização garantiu a realização do evento na Bélgica normalmente, e o sucesso dele passa por uma grande ajuda do Metallica.
Aqui no Brasil, tivemos a estreia do programa Elo do Samba, uma iniciativa incrível que coloca diferentes talentos de Miguelzinho do Cavaco em evidência.
Descoberto na Internet por conta de suas habilidades com o Samba ainda muito cedo, agora ele vai ao estúdio para entrevistar outros músicos incríveis no canal da Novabrasil em um projeto com apoio da Elo, o cartão do brasileiro.
O primeiro programa, com Seu Jorge, já está disponível por aqui.
E como o talento brasileiro é sempre de dar e vender, também teremos um documentário sobre a Nação Zumbi sendo exibido no Canal Brasil em quatro episódios com Marcelo D2, Frejat, Charles Gavin e mais.
NOTÍCIAS DA SEMANA
Atendendo a milhões de pedidos do mundo todo, a performance final de Black Sabbath e Ozzy Osbourne será lançada oficialmente em 2026.
Stevie Nicks e Lindsey Buckingham estão deixando os fãs de Fleetwood Mac curiosos, o jornal The New York Times montou uma lista com os melhores filmes do Século XXI e Megan Thee Stallion assumiu seu namoro com o astro da NBA Klay Thompson.
Um relatório da Luminate mostrou que o Brasil é o país da América Latina que mais consome música nacional, e continuando na conexão latinoamericana, trouxemos o lançamento de Mateo, que segue carreira solo após a pausa da Francisco, el Hombre.
O mesmo relatório, inclusive, revelou quem é o artista brasileiro mais ouvido internacionalmente.
Gustavo Giglio escreveu sobre a conexão do Spotify com o cinema em uma ação realizada com o mote do filme “Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado”, a guitarrista de Olivia Rodrigo disse que chorou ao saber que tocaria com Robert Smith, e claro, você deve ter visto que o Coldplay causou um problemão a um casal “não-oficial” em um dos seus shows.
Por fim, relembramos a participação de Aaron Paul antes da fama da série “Breaking Bad” em um clipe do KoRn, e publicamos um vídeo com a lenda brasileira do Metal Carlos “Vândalo” Lopes, que escolheu 5 discos que mudaram a sua vida de forma pra lá de bem-humorada.
Tony Aiex
Editor-chefe do TMDQA! e editor da Newsletter
Recebeu a newsletter de um amigo ou viu no Substack? Assine grátis para não perder nenhum post!
Confira alguns dos principais lançamentos dos últimos dias!
Você pode ouvir músicas desses discos na playlist TMDQA! Lançamentos, clicando aqui.
YUNGBLUD - “Changes”
Uma das performances mais aclamadas das despedidas de Ozzy Osbourne e Black Sabbath, a versão de “Changes” pelo jovem YUNGBLUD ganhou uma versão oficial (e beneficente) nas plataformas de streaming.
Nine Inch Nails - “As Alive As You Need Me To Be”
Em grande estilo, o Nine Inch Nails faz seu aguardado retorno e lança um single que estará no novo TRON: Ares, filme da aclamada série a ser lançado em 10 de Outubro e que, claro, terá sua trilha composta por Trent Reznor e Atticus Ross.
Aqui, diferente dos trabalhos recentes em outras trilhas, os dois assinam como Nine Inch Nails pela primeira vez.
Maria Piedade - Maria Piedade
Em uma verdadeira história de superação, Maria Piedade realizou o sonho interrompido de lançar seu disco aos 91 anos de idade. Mais do que o retrato de uma carreira que poderia ter sido, o disco é também uma celebração de tudo que foi: a voz de Maria não parou de ecoar, ainda que longe dos holofotes, e acabou dando origem a uma verdadeira dinastia musical.
Ana Gabriela - BASEADO EM FATOS REAIS (menos as partes que eu inventei)
Ana Gabriela justifica o hype e lança um disco interessantíssimo, voltado às dores de relações amorosas, que promete ser um dos mais comentados desse ano. Indie, Pop e mais se misturam no álbum.
Alkaline Trio - “Oblivion”
Matt Skiba e Dan Andriano seguem firmes e fortes com o Alkaline Trio após décadas de existência, e agora celebram um novo single, o primeiro gravado com o baterista Atom Willard. A produção é de Travis Barker, de quem Skiba foi colega no blink-182 durante a passagem no lugar de Tom DeLonge.
Sublime - “Ensenada”
Outro single produzido por Travis Barker, “Ensenada” é a primeira música inédita do Sublime gravada com Jakob Nowell nos vocais.
Aqui, o filho do saudoso Bradley Nowell faz bonito e a banda resgata a sonoridade que a consagrou nos Anos 90 com uma ótima canção.
We Are Scientists - Qualifying Miles
Keith Murray e Chris Cain seguem juntos desde o final dos Anos 90 fazendo Rock Alternativo e hoje chegam ao nono disco do projeto.
Zac Farro - Operator
Conhecido como baterista do Paramore, Zac Farro lança seu primeiro disco solo e mergulha em elementos do Indie, Folk, Rock Alternativo e mais.
Alex G - Headlights
Ícone da música alternativa, Alex G faz a sua estreia em uma grande gravadora no décimo álbum da carreira, produzido por Jacob Portrait, baixista da banda Unknown Mortal Orchestra.
Bush - I Beat Loneliness
Formada em 1992, a banda britânica segue ativa e chega ao décimo disco da carreira, impulsionado por guitarras poderosas e a voz de Gavin Rossdale.
Daron Malakian And Scars On Broadway - Addicted to the Violence
Se não temos novos discos do System Of A Down, pelo menos o guitarrista Daron Malakian está lançando novos materiais. Addicted to the Violence é o terceiro álbum do projeto Scars On Broadway, o primeiro em sete anos, e sai no dia em que Daron completa 50 anos de idade. 🎉
Joe Bonamassa - Breakthrough
Um dos guitarristas mais celebrados de todos os tempos, Joe Bonamassa está lançando um novo disco pelo seu próprio selo e incorporando novos elementos, se aventurando em baladas acústicas além do hard rock.
Joyner Lucas - ADHD 2
Na continuação do seu disco de estreia lançado em 2020, o rapper Joyner Lucas recebe nomes como Ava Max, T-Pain, Big Sean e Chris Brown.
Laura Jane Grace in the Trauma Tropes - Adventure Club
Desde que pausou as atividades do Against Me!, Laura Jane Grace já lançou músicas com alguns projetos em torno da sua carreira solo.
Dessa vez, ela chega com “Adventure Club” e atende por Laura Jane Grace in the Trauma Tropes, com muito Punk, questionamentos sociais e a imensamente polêmica “Your God (God’s Dick)”.
Detonautas - DVersões
Ousada, a banda brasileira de Pop Rock lança um EP com covers que vão do manguebeat em “A Praieira” (Chico Science & Nação Zumbi) até o clássico sertanejo “Um Sonhador”. Essa última, tem participação do mega astro Gustavo Mioto.
Louise França é cercada por um legado riquíssimo.
Filha do lendário Chico Science, ela não apenas se envolveu com o Projeto Replay, que celebra músicas da Nação Zumbi com novos artistas, como também se manifestou publicamente a respeito da escolha infeliz da Grande Rio, escola de samba do Rio de Janeiro.
Se acertou em homenagear o manguebeat na passarela em 2026, errou ao escolher a influenciadora Virgínia Fonseca como figura importante do desfile.
Em entrevista exclusiva ao TMDQA!, ela comentou:
“Eu fiquei muito feliz e emocionada porque é um sonho antigo ter o movimento como enredo na Sapucaí. Tenho certeza que vai ser um dia mágico e um desfile nada menos que incrível. É uma história que precisa ser levada pra maior quantidade de pessoas no nosso país porque é a nossa história, e acredito que o carnaval do Rio é um canal muito potente pra apresentar grandes acontecimentos e figuras importantes da nossa memória cultural a muita gente, no Brasil e no mundo. Tudo que eu tinha pra falar sobre essa escolha destoante do tema eu já falei. Tá tudo lá no texto no meu Instagram.”
Em dúvida do que ouvir? Venha curtir nossas playlists temáticas, sempre recheadas de novidades.
Lançamentos | Alternativo | Metal | Radar | Acústico | Classics | Brasil