Spotlight por TMDQA!

Share this post

Spotlight #3: Copa do Mundo, Erasmo Carlos e Erykah Badu

tmdqa.substack.com

Spotlight #3: Copa do Mundo, Erasmo Carlos e Erykah Badu

Lançamentos, charts e mais

Nov 25, 2022
1
Share this post

Spotlight #3: Copa do Mundo, Erasmo Carlos e Erykah Badu

tmdqa.substack.com

Chegando ao fim de uma semana cujo saldo de lançamentos musicais é modesto, mas o de gols está lá no alto. Com o fim da primeira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo e o Brasil sobrevivendo à sua primeira prova, podemos respirar mais aliviados e dar play nas novidades da semana.

Sem grandes surpresas, a transmissão de Casimiro da Copa do Mundo superou o recorde de Marília Mendonça em lives com mais usuários simultâneos de todos os tempos do YouTube. Outra novidade nada surpreendente é que os ingressos para a reunião dos Titãs vendem rápido, já gerando shows extras.

Infelizmente, nem tudo são flores no cenário musical brasileiro. O adeus ao Tremendão provou o alcance da influência de Erasmo Carlos, um artista em plena atividade que tinha acabado de ganhar um Grammy Latino e que certamente fará muita falta. Rolou também uma treta sobre representatividade na escolha dos shows de abertura de Erykah Badu no Brasil.

Sem perder de vista o foco no futuro, o TMDQA! já adianta pra seus leitores alguns dos discos mais aguardados de 2023. Enquanto isso, confira abaixo os sucessos, lançamentos e o papo reto da semana.

Nathália Pandeló
Editora da newsletter

Stormzy - This Is What I Mean

O novo disco do cantor britânico já é bem recebido pela crítica. Stormzy é um dos maiores representantes do cenário do grime londrino e solidifica sua carreira depois do celebrado “Gang Signs & Prayer” (2017) e do segundo trabalho, “Heavy is the head” (2019), onde une influências que vão do gospel ao R&B.

Luedji Luna - Bom Mesmo É Estar Debaixo D’água (Deluxe)

Dois anos depois de lançar o álbum “Bom Mesmo É Estar Debaixo D’água”, considerado o melhor de 2020 pela nossa equipe, Luedji Luna amplia o universo do disco com canções extra.

Giulia Be - Disco Voador

Primeiro trabalho da cantora carioca começa com a boa “Brasil Tá em Festa”, mas tem dificuldade em sustentar uma identidade que a justifique no panteão no pop nacional.

Nessa semana, Sam Smith e Kim Petras recuperam o topo do pódio, Manuel Turizo vai das paradas latinas para a pop e Drake & 21 Savage diminuem a dominância (mas nem tanto).

Confira algumas das principais paradas globais do Spotify. A amostra é o top 200, com canções lançadas há no máximo 18 meses.

Metal

1 - Bad Omens - Just Pretend

2 - Bring Me The Horizon - sTrAnGeRs

3 - Rammstein - Dicke Titten

4 - Falling In Reverse - Voices in my head

5 - SiM - The Rumbling

Indie

1 - Clairo - Amoeba

2 - The Neighbourhood - Fallen Star

3 - beabadoobee - Cologne

4 - Valley - Oh shit… are we in love?

5 - Remi Wolf - Sexy villain

Pop

1 - Sam Smith, Kim Petras - Unholy

2 - Taylor Swift - Anti-hero

3 - Drake, 21 Savage - Rich flex

4 - Manuel Turizo - La Bachata

5 - David Guetta, Bebe Rexha - I’m Good (Blue)

Hip hop

1 - Drake, 21 Savage - Rich Flex

2 - d4vd - Romantic homicide

3 - Beyoncé - CUFF IT

4 - Drake, 21 Savage - Major Distribution

5 - Drake, 21 Savage, Travis Scott - Pussy & Millions

Em época de Copa do Mundo, a gente acaba descobrindo que não sabe muito sobre outros países e culturas e se vê estimulado a confrontar nossos próprios preconceitos. Isso, claro, se você for um mero expectador no sofá da sala. Se você for o comitê organizador do Catar, você pode simplesmente impedir que as outras culturas e indivíduos se expressem, porque a bola é sua mesmo.

Talvez a gente nem se dê conta do quão eurocêntricas nossas playlists são, porque todo o ecossistema musical gira em torno da música popular cantada em inglês, e tudo que foge a isso vira nicho. Por isso, o Tenho Mais Discos Que Amigos! voltou com o seu já tradicional especial que apresenta bandas e artistas de países de cada grupo da Copa do Mundo, para tirar a todos nós da zona de conforto.

Pegue o exemplo do grupo A: você sabia que o primeiro disco de rock do Catar foi lançado apenas em 2010? Conhece indie pop holandês? Ou quem sabe a cantora senegalesa que quebrou tradições ainda nos anos 80, e até o indie rock equatoriano? No grupo B, temos música inglesa que na verdade é latina e música iraniana gestada na Holanda. No C, a vibe vai do folk argentino até o punk da Arábia Saudita. Por fim, no grupo D tem R&B francês, psychobilly dinamarquês e metal da Tunísia. Isso só pra citar o que já está no ar nos nossos posts!

Quem gosta de música sabe o quanto ela ajuda a representar uma cultura local, se tornando uma excelente porta de entrada para desconstruirmos nossas noções limitadas sobre um lugar ou nacionalidade. Porque não há nada de errado em assistir aos jogos pensando meramente no futebol, mas é uma oportunidade perdida de ir além. Pra isso, o TMDQA! está aqui, publicando esse especial em parceria com a Amazon Music. Para continuar descobrindo músicas do mundo todo, se liga no tenhomaisdiscosqueamigos.com.

Deixamos vocês com links pra curtir nossas playlists temáticas, sempre recheadas de novidades:

  • TMDQA! Charts

  • TMDQA! Alternativo

  • TMDQA! Radar

  • TMDQA! Acústico

  • TMDQA! Beats

Share this post

Spotlight #3: Copa do Mundo, Erasmo Carlos e Erykah Badu

tmdqa.substack.com
Previous
Next
Comments
TopNew

No posts

Ready for more?

© 2023 Spotlight por TMDQA!
Privacy ∙ Terms ∙ Collection notice
Start WritingGet the app
Substack is the home for great writing